Trabalhos Científicos

 

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

 

 

Os trabalhos poderão ser submetidos a partir de 01/10/2016 com data final para envio em 31/07/2017;
As inscrições dos trabalhos serão realizadas exclusivamente no site, por meio do envio do resumo;
Para a submeter um trabalho é necessária a inscrição prévia de pelo menos um dos autores;
Cada trabalho poderá ter até 6 (seis) autores;
Cada autor principal poderá enviar até 2 (dois) trabalhos;

 

Normas do Resumo: 

O resumo deverá ser elaborado em formato estruturado, conforme os campos de preenchimento do site: título, autores/instituição, introdução, métodos (amostra, procedimentos, análises), resultados, conclusão, palavras chave.
O texto deve ser digitado em formato Times New Roman, fonte tamanho 12, justificado e com espaço duplo entre as linhas;
O resumo deve ser enviado com no máximo máximo 1.500 caracteres com espaços (cerca de 250 palavras), e não deverá conter tabelas ou figuras. As referências não serão contadas entre as 250 palavras;
Todas as abreviações devem ser especificadas no corpo do texto, quando utilizadas pela primeira vez; 
O resumo deve ser seguido da lista de até cinco palavras-chaves (sugere-se a consulta aos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde do LILACS (http:decs.bvp.br) para fins de padronização de palavras-chaves. 

 

Modelo do Resumo:

Análise da Marcha em Pacientes com Artrite Reumatóide
Flávia Martins Gervásio1; Nilzio Antonio da Silva2
1 Universidade Estadual de Goiás
2 Universidade de Brasília

Artrite reumatóide é uma doença que envolve pequenas e grandes articulações em quadros de sinovites persistentes. O comprometimento das articulações quadril, joelho, tornozelo e pé freqüentemente causam alterações da marcha. O objetivo do estudo foi analisar as características lineares de marcha e as amplitudes de movimento (ADM) do plano sagital das articulações quadril, joelho e tornozelo de mulheres com Artrite Reumatóide (AR) e um grupo de mulheres saudáveis. Estudo descritivo, transversal, controlado, cuja amostra foi constituída por 21 mulheres com AR, faixa etária de 19-65 anos pareadas por índice de massa corporal e idade com 21 mulheres normais saudáveis. A análise de marcha computadorizada foi realizada por meio de um sistema tridimensional óptico-eletrônico com câmeras infravermelho, plataformas de força e sistema Peak Motus para processar os cálculos da análise. A análise estatística utilizou teste T de Student, considerando-se p<0,05. Os resultados apresentaram decréscimo dos parâmetros lineares da marcha na amostra com AR estudada (p<0,001). Há alterações na amplitude de movimento do joelho, tornozelo, além do retardo nas transições dos movimentos de flexão-extensão, observados em quadril e joelho e dorsiflexão e flexão plantar no tornozelo. O método foi sensível em detectar decréscimo da mobilidade articular durante a marcha, mesmo quando o exame físico e o exame radiológico não diagnosticaram alterações. Os comprometimentos articulares nos membros inferiores na AR ocorrem em várias articulações de forma concomitante necessitando de um método capaz de avaliar todas as adaptações ao movimento simultaneamente. Conclui-se que o método foi capaz de detectar precocemente alterações nas articulações avaliadas mesmo quando consideradas normais na avaliação clínica e fisioterapêutica.

Palavras-chave: artrite reumatóide, marcha, análise de marcha tridimensional, parâmetros lineares, amplitude de movimento.

 

Demais informações sobre os trabalhos científicos:

O autor principal será comunicado do deferimento ou não de seus trabalhos, exclusivamente por e-mail, após o dia 01/09/2017;
Os casos omissos serão decididos pela Comissão Científica sem possibilidade de recursos;
As inscrições dos trabalhos implicam na concordância pelo(s) autore(s) com as normas estabelecidas pela Comissão Científica para julgamento do mesmo, bem como na autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de responsabilidade das entidades promotoras, realizadoras e/ou apoiadoras do VIII Congresso Brasileiro e VI Congresso Internacional da SONAFE.
Todos os trabalhos aprovados serão publicados em forma de resumo na revista Movimenta (Universidade Estadual de Goiás - UEG) em suplemento especial com o Anais do Evento. Essa possui Classificação B4 no Qualis Capes na área Interdisciplinar e na Área de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Os 20 melhores resumos serão publicados nesta forma na Revista Physical Therapy in Sport (PTiS), com fator de impacto JCR 1.373 e Estrato Qualis A2. Para concorrer à premiação o autor deverá enviar após receber a premiação durante o congresso, além do resumo em português já enviado, uma versão em língua inglesa. Os autores serão comunicados sobre os procedimentos após o congresso via email. 

 

Orientações para apresentação dos trabalhos 
O tamanho padrão dos pôsteres é de 0,90 x 1,20m (largura x altura);
Os pôsteres serão montados pelos seus autores, no espaço próprio designado pela Comissão Científica e obedecendo à numeração, data e horário publicados no programa oficial.
Pelo menos um dos autores deverá estar posicionado ao lado do seu trabalho, no horário determinado pela Comissão Científica e publicado no Programa Final do Congresso, os autores que não estiverem presentes não receberão o certificado de apresentação do trabalho;
Os pôsteres deverão ser desmontados e retirados pelo(s) seu(s) autor(es) obrigatoriamente na data e horário publicados no programa oficial. Os pôsteres não retirados serão destruídos;

 

 

IV Concurso de Monografias, Dissertações e Teses com temas relacionados a Fisioterapia Esportiva

 

Edital
O Congresso da SOCIEDADE NACIONAL DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA, com o objetivo de cumprir sua política de incentivo a ciência e promover um relacionamento construtivo com a comunidade acadêmica e os profissionais da sociedade, procurando contribuir com o desenvolvimento da educação e da cultura no Brasil, torna público o presente Edital para a realização do IV Concurso de monografias com a temática fisioterapia esportiva.

1. OBJETO
O objetivo do concurso é estimular uma reflexão original nos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior do Brasil sobre o tema proposto, que poderá ser abordado de diferentes formas e sob diversos ângulos, de acordo com a escolha dos candidatos, no entanto, deverá estar explicitado a fisioterapia esportiva como temática principal.

2. HABILITAÇÃO
2.1 - Poderão participar do concurso, trabalhos apresentados e/ou defendidos entre julho de 2015 e julho de 2017 de alunos matriculados em qualquer curso de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior do Brasil e Profissionais formados em fisioterapia e área afim. 
2.2 - O autor do trabalho deverá efetuar o pagamento de sua inscrição até o dia 30/07/2017 (no caso do evento ter todas suas inscrições esgotadas, isto já impossibilitará a inscrição do trabalho); 
2.3 - Somente será admitido trabalho inédito, redigido em língua portuguesa, de acordo com as regras da ABNT vigentes e as novas regras da ortografia brasileira, devendo, ainda, atender aos seguintes requisitos: 
a) mínimo de 60 (sessenta) e máximo de cento e cinquenta (150) laudas de texto, incluindo as notas, a bibliografia e os anexos; 
b) página introdutória anexa com resumo do trabalho (entre 20 e 25 linhas), a qual não será computada como lauda, para efeito dos limites estabelecidos no parágrafo anterior; 
c) formatação: fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhas 1.5, margens superior e inferior de 2,5 cm, margens direita e esquerda de 3,0 cm, notas de rodapé e citações em corpo 10, citação recorrida quando tiver mais de três linhas; 
d) Enviar o resumo do trabalho através da ferramenta no site de acordo com o cronograma previsto neste edital. 
e) Para as Instituições nas quais já estão adotando o formato de Artigo Científico como formato oficial para os TCC/ Monografias, Dissertações e Teses, esses poderão ser enviados de acordo com as normas institucionais pertencentes. Apenas os resumos serão devidamente publicados posteriormente nos Anais do congresso, não interferindo no processo de publicação posteriormente do Artigo Completo.

3. INSCRIÇÕES
As monografias, dissertações e teses e seu respectivo documento deverão ser enviados no período definido no cronograma constante do item 6 deste Edital, através da ferramenta de envio do site. As monografias devidamente inscritas automaticamente entrarão no processo de seleção para apresentação de temas livres.

4. JULGAMENTO
4.1 - O julgamento das monografias competirá a uma Comissão Julgadora, composta de membros da Assessoria Científica do Congresso e Consultores AD HOC. A comissão julgará os trabalhos e selecionará aqueles que serão premiados. 
4.2 – São critérios para julgamento: 
- relevância do trabalho; 
- profundidade da análise; 
- adequação metodológica à abordagem escolhida; 
- originalidade da abordagem do tema; 
- coerência no desenvolvimento e na organização do texto; 
- apresentação, nas citações, transcrições, notas e observações, de referências completas das fontes e da bibliografia consultadas. 
4.3 - São critérios para desclassificação: 
a) a não observância de qualquer das exigências do Regulamento; 
b) prática de qualquer ato que possibilite a identificação do autor; 
c) divulgação prévia do trabalho; 
d) identificação de plágio. 
4.4 - Caberá à Comissão Julgadora selecionar os três primeiros colocados e poderá indicar até 10 (dez) trabalhos para uma edição eletrônica.

5. RESULTADO
O resultado do concurso será divulgado na data definida no Cronograma, em sessão pública, no dia 15 de outubro de 2017, quando serão abertos os envelopes, contendo a documentação e a identificação dos autores, e anunciados os vencedores ao público presente e entregue a premiação.

6. CRONOGRAMA
Lançamento do edital no Site do SONAFE 2017 e outros veículos 01 de abril de 2017
Data limite para o envio das propostas via site 18 de setembro de 2017
Aprovação final e Divulgação dos resultados 15 de outubro de 2017

7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1. Caso não haja nada a opor por parte dos autores, uma via de cada monografia inscrita no concurso poderá ser incorporada ao acervo da Biblioteca Eletrônica da SONAFE. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora do Concurso. 
7.2. A inscrição no presente concurso importa na aceitação total e irrestrita de seu Regulamento. 
7.3. A responsabilidade pela Coordenação do Concurso está a cargo da Comissão Organizadora da SONAFE
Informações adicionais poderão ser obtidas pelo telefone 62 3091-3950/3960 ou e-mail: comunicacao@eventoall.com.br

 

Normas de Confecção do Pôster:

Padrão Clássico 1,20 X 0,90

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS